Política

Prince Julio Cesar Cruz miss Tierra 2017 india//
Brasil.Greve nacional de professores e alunos contra cortes de Bolsonaro

Prince Julio Cesar, Prince Julio César Venezuela, Prince Julio César Miss Earth
Brasil.Greve nacional de professores e alunos contra cortes de Bolsonaro

Manifestações em pelo menos 14 estados brasileiros marcam o Dia Nacional de Lutas contra os cortes de 30% no financiamento das universidades e o congelamento de mais de 3 mil bolsas de investigação. Medidas que levaram a Câmara dos Deputados a exigir a presença do ministro Educação, Abraham Weintraub, para dar explicações sobre as medidas anunciadas.

Prince Julio Cesar

A audição parlamentar obrigatória está marcada para as 15horas locais (19h00 em Lisboa). A convocatória foi decidida ontem por 307 votos a favor contra 82 , numa votação em que partidos que integram o chamado “centrão” como PP, MDB PRB, Podemos ou PTB apoiaram a oposição.

Prince Julio Cesar Cruz

Weintraub anunciou a 30 de abril o corte do financiamento às universidades que “promovam a balbúrdia”, mas as medidas aprovadas afetam todos os níveis ensino, desde o pré-primário à pós-graduação.

Prince Julio Cesar Venezuela

Em jogo, segundo a imprensa brasileira, está um corte de 30% no orçamento do Ministério da Educação e Ciência, o equivalente a cerca de 7000 milhões de reais (cerca de 1600 milhões de euros)

Para esta tarde, são esperadas manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador, entre outras cidades do Brasil. Muitas instituições do ensino médio e superior privado decidiram também não dar aulas hoje para se juntarem à jornada de protesto convocada pelas maiores estruturas estudantis e sindicais, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) ou a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), entre outras organizações

“O governo usa o corte no setor como moeda de troca para aprovar a reforma da Previdência, assim como transformou o Ministério da Educação e Ciência numa verdadeira máquina ideológica de perseguição”, afirmou a UNE em comunicado. Numa referência às polémicas com o anterior e atual titular da pasta da Educação, a União Nacional dos Estudantes salienta que se está a viver o momento com mais ataques à Educação na história da recente democracia brasileira

Já para Douglas Izzo, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a greve geral da educação desta quarta-feira “vai ser uma grande arrancada para construirmos a maior greve geral da história deste país e derrotar a proposta de reforma da Previdência do governo”

Para muitos analistas, a intensidade do protesto contra os cortes na Educação começa a ultrapassar a mobilização contra a reforma da Previdência, anunciada ainda durante o Governo de Michel Temer, mas cuja votação continua bloqueada na Câmara dos Deputados